O armazenamento de arquivos em cloud traz uma série de vantagens para as empresas, já que a migração dos dados para a nuvem permite o acesso às informações a qualquer momento e de qualquer lugar do mundo. Isso, por consequência, reduz os custos das operações, aumenta a eficiência do trabalho, possibilita o avanço dos negócios e muito mais.
Esses serviços são fundamentais para contornar os ataques cibernéticos, evitar desastres, realizar backups dos dados remotos e desenvolver ações para minimizar os riscos empresariais. Armazenar arquivos em nuvem é, então, uma atividade essencial para o funcionamento das organizações que pretendem se manter ativas no mercado. Por isso, neste post, vamos falar sobre os benefícios que esse procedimento oferece para os negócios.
Gostaria de conhecer as vantagens de utilizar as tecnologias de armazenamento de arquivos em cloud? Continue a leitura!
Como funciona o armazenamento de arquivos em nuvem?
A maioria das pessoas já utiliza o armazenamento de arquivos em nuvem por meio de determinados serviços, como o iCloud ou o Google Drive. A atividade requer o envio dos dados pela Internet para um ambiente virtual ou para um HD que não está localizado nos computadores ou nas estruturas físicas das corporações.
O serviço conta com um servidor que possibilita a comunicação dos centros de dados com os dispositivos pessoais ou empresariais. Data centers oferecem um ótimo nível de segurança física e digital aos contratantes, pois são locais físicos espalhados no mundo inteiro monitorados por organizações especializadas.
Os usuários, então, têm acesso aos serviços de armazenamento em cloud pelos seus dispositivos, que, por sua vez, acessam os servidores das empresas contratadas. É possível fazê-lo utilizando smartphones, iPhones, tablets, notebooks e computadores para criar uma conta, editar, compartilhar e excluir os arquivos.
Quando é recomendado armazenar arquivos em nuvem?
As empresas devem armazenar os seus arquivos em nuvem no momento em que perceberem que os seus espaços estão saturados e que há a necessidade de obter escalabilidade. A opção pelos serviços de armazenamento em cloud vai permitir a contratação de pacotes no tamanho ideal para empreendimentos de pequeno, de médio e de grande porte.
Os serviços de cloud computing são bastante avançados e oferecem segurança para as informações, além de entregarem conformidade com a LGPD. Sendo assim, é indicado que as companhias comecem a se preparar para realizar a migração dos seus dados para a nuvem o mais breve possível. Com isso, elas também reduzirão os custos com a infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI).
Quais são as vantagens de fazê-lo?
As organizações que optam pelo armazenamento na nuvem não precisam mais comprar hardwares para armazenar os dados. Os serviços cloud facilitam o trabalho remoto das equipes, que conseguem ter acesso aos arquivos de suas casas, por exemplo. Para tanto, é preciso apenas ter um dispositivo e conexão com a Internet. Observe, a seguir, as vantagens de usar um ambiente digital.
Melhor custo-benefício
Os serviços de cloud computing diminuem as despesas provenientes dos métodos convencionais de backup. Eles proporcionam um espaço mais amplo para o armazenamento dos arquivos por um preço baixo e permitem que seja solicitada uma ampliação em épocas de alta demanda. Portanto, o armazenamento em nuvem entrega um excelente custo-benefício, além de dispensar a realização de cópias manuais dos dados.
Maior segurança
Os sistemas utilizados para armazenar arquivos em nuvem são muito seguros, impedindo a violação dos dados e combatendo os crimes cibernéticos. Ao contratarem um serviço especializado, as empresas não precisam ter receio de que as informações armazenadas online venham a ser acessadas por pessoas não autorizadas. O procedimento traz mais segurança do que o armazenamento local.
Acessibilidade
A acessibilidade é uma das principais características dos serviços de armazenamento em cloud. Os usuários podem usar dispositivos móveis ou desktops para visualizar os arquivos usando a Rede Mundial de Computadores e o Wi-Fi, como dito. Esse aspecto é especialmente interessante para gestores que trabalham com times externos e para empresas que já aderiram ao home office.
Automação de backup
A automação de backup é outro fator que facilita as rotinas das corporações, já que os serviços de armazenamento em nuvem evitam a realização de procedimentos demorados e tediosos. Com a contratação de um serviço de cloud, os profissionais precisam somente definir o dia e o horário do backup para que o sistema realize o processo com rapidez e segurança.
Liberação de espaço
Sistemas em nuvem são indicados para empresas que preferem investir menos para ampliar o espaço de armazenamento. Esses serviços têm um disco rígido remoto que, inclusive, pode se expandir conforme a necessidade das organizações. A sua contratação libera as máquinas pela transferência dos arquivos para o ambiente cloud e, consequentemente, aumenta a produtividade.
Escalabilidade
A infraestrutura dos serviços em nuvem é flexível e oferece escalabilidade em relação à capacidade de armazenamento. Essa condição é relevante para os negócios que têm demandas flutuantes ou crescentes e que precisam de um diferencial para superar a concorrência. A migração dos dados para o espaço cloud diminui as manutenções internas e os problemas operacionais.
Maior mobilidade
Os empreendimentos que armazenam os arquivos em uma infraestrutura física podem ter problemas durante o acesso e o compartilhamento das informações. Os sistemas on premise com servidores locais podem ser a causa de confusões ou de perdas dos dados utilizados. Com cloud computing, os colaboradores não ficam limitados ao uso de um único dispositivo para realizar as suas atribuições.
Colaboração simultânea
Os arquivos armazenados na nuvem oferecem a possibilidade de os times acessarem os seus conteúdos de modo remoto e colaborarem entre si. As edições e as colaborações podem ser simultâneas, de modo que os profissionais podem trabalhar em conjunto em um único documento em tempo real. O recurso permite a inclusão de comentários e a troca de ideias sobre projetos, por exemplo.
Possibilidade de recuperação de dados
Todos os documentos armazenados em cloud que sofrem alterações têm as mudanças salvas automaticamente. No sistema, ficam um registro de quem fez as edições e também a opção de recuperar dados que foram apagados por acidente. Caso o dispositivo ou o computador sofra uma “pane”, os arquivos estarão disponíveis e poderão ser acessados a partir de outros equipamentos.
Portanto, são inúmeras as vantagens de armazenar arquivos em nuvem. Como você pôde ver, essa tecnologia contribui para a melhora de processos internos e faz com que os espaços físicos da empresa sejam liberados para outras atividades. A guarda das informações em formato digital torna-se, assim, indispensável para os empreendimentos que pretendem crescer e ultrapassar os concorrentes.
E então? Quer conhecer uma empresa brasileira de serviços de TI que alavanca o poder da computação em nuvem? Entre em contato conosco agora mesmo!