Entenda o que é o spam e como é possível evitá-lo

3 minutos para ler

Os e-mails com spam já fazem parte da rotina das pessoas. Receber mensagens com propagandas de produtos milagrosos, serviços incomuns e boatos falsos é algo bem corriqueiro. Muitas vezes, empresas buscam por resultados rápidos e utilizam técnicas para enviar anúncios em massa para uma quantidade grande de endereços. O problema é que essa estratégia pode prejudicar bastante a imagem do seu negócio.

Estamos na 4ª Revolução Industrial, e isso gerou mudanças consideráveis no relacionamento com os clientes. Você não gostaria de saber que os e-mails da sua empresa estão em uma blacklist, não é mesmo? A Transformação Digital dinamizou a forma como realizamos as vendas pela internet. Ficou interessado no assunto? Então, entenda agora o que é spam e aprenda como evitá-lo. Venha comigo e boa leitura!

O que é um spam?

Trata-se do envio de mensagens não solicitadas por meios eletrônicos. A ideia é fazer propagandas massivas de produtos e serviços em um curto período de tempo e com baixos custos. O problema é que muitas pessoas usam essa técnica para realizar golpes, espalhar boatos e distribuir malwares. Como os destinatários são aleatórios, consegue-se alcançar uma parcela grande de pessoas, mas essa técnica pode manchar a credibilidade da sua empresa no mercado. É possível enviar spams pelos seguintes canais:

  • index de mecanismos de buscas;
  • listas de e-mail marketing;
  • blogs;
  • redes sociais;
  • SMS; e
  • aplicativos de mensagem instantânea.

Quais problemas os spams podem causar?

O spam pode causar vários transtornos para os destinatários dos emails. Os principais problemas são: inconveniência para os usuários; maiores gastos com anúncios, armazenamento e trafego pago; riscos à segurança da informação e perda da legitimidade das comunicações da sua empresa. Você pode perceber que essas mensagens em massa são muito nocivas para um bom atendimento ao cliente.

Como usar o G Suíte para lidar com spam no Gmail?

A ferramenta G Suite é bastante recomendada na gestão de TI do seu negócio. Por meio dessa solução, os usuários do Gmail conseguem gerenciar todas as mensagens classificadas como spam. Para tanto, recomenda-se baixar os apps para iOS, Web ou Android. Os filtros da Google analisam os títulos e os conteúdos dos e-mails para identificar brechas de segurança e dados suspeitos. Com isso, evita-se a disseminação de golpes e incidentes de vazamento de informações.

Você pode perceber que a política antispam do G Suíte é efetiva para filtrar mensagens não solicitadas. Explorar um pouco mais as ferramentas do Google pode ser interessante para a gestão das tecnologias da sua empresa. Diante disso, recomenda-se:

  • manter os computadores, dispositivos e equipamentos da sua empresa sempre atualizados e protegidos;
  • não se cadastrar em sites desconhecidos;
  • não fornecer informações sensíveis nas redes sociais;
  • não divulgar números de telefone publicamente;
  • usar cópias ocultas (cco) quando for enviar e-mails para várias pessoas; e
  • não responder aos spams.

Enfim, essas são as principais informações sobre tratamento de spam para você aplicar na sua empresa hoje mesmo. Conhecer mais sobre armazenamento em nuvem e as exigências trazidas pela Lei de Proteção de Dados Pessoais também pode ajudar bastante.

Muito bem, você agora já sabe o que é um spam e como evitá-lo. Gostou do artigo? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores novidades sobre soluções de cloud computing e segurança da informação.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This