Passo a passo de como fazer uma comunicação interna eficiente

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Você sabia que a comunicação interna é indispensável para o sucesso do seu negócio? Ela é responsável pelo compartilhamento e a transmissão das principais informações estratégicas dentro da organização. O seu principal objetivo é manter os membros dos seus times alinhados e engajados com os objetivos da empresa.

Uma comunicação interna eficiente traz ótimos benefícios às organizações. Entre eles estão: valorização dos colaboradores, aumento da competitividade, ambiente de trabalho mais agradável, integração de novos membros e redução da rotatividade.

Quer aumentar o desempenho do seu negócio e alcançar resultados melhores? Continue acompanhando e aprenda como melhorar a sua comunicação interna!

Fique atento ao comportamento dos colaboradores

Um dos primeiros passos que você precisa dar para alcançar uma comunicação interna eficiente em seu negócio tem relação direta com os colaboradores. Analisar o comportamento da sua equipe é primordial para identificar os principais pontos que requerem mais atenção para otimizar o diálogo interno na empresa.

Uma pesquisa de satisfação também pode ajudar nesse ponto. Os dados adquiridos por meio dessas ações servem como base para implementar as atividades de comunicação interna na empresa.

Há diferentes meios de obter esses dados, como os questionários online ou ao disponibilizar um espaço de sugestões para os colaboradores.

Escolha um bom canal para a comunicação

Não adianta você investir em ações para melhorar a sua comunicação interna se não disponibilizar um espaço apropriado para os seus colaboradores. Existem diferentes ferramentas que permitem mais interação entre os membros da empresa, vertical e horizontalmente.

O G Suite, por exemplo, disponibiliza diferentes meios para fortalecer a comunicação interna nas empresas, como o Gmail e o Hangouts. Neles, os colaboradores estarão conectados constantemente, possibilitando um diálogo direto e remoto por meio de qualquer dispositivo conectado à internet.

Plataformas de chat corporativo permitem uma troca de mensagem rápida, além de servir como meio de comunicação informal entre os colaboradores. Já os e-mails podem servir como uma forma mais direta de informação entre os membros das equipes.

Estabeleça os objetivos do negócio

Nenhum investimento em comunicação interna é realizado sem considerar os objetivos da empresa. Eles são essenciais para garantir que todos estão na mesma página na hora de executar os processos e alcançar resultados mais expressivos para o negócio.

Isso significa que para a comunicação interna ser eficiente, ela precisa manter o alinhamento e o engajamento de todos os envolvidos com os valores da empresa. Uma forma de contribuir para a realização dos propósitos pode ser por meio da troca de informações dentro da organização.

Além disso, as reuniões com gestores possibilitam uma visão mais ampla do atual cenário da empresa. Identificar as principais dificuldades é essencial para aplicar as melhorias necessárias para uma comunicação interna de sucesso.

Pense no orçamento

Alguns gestores podem pensar que quanto mais canais de comunicação melhor para a empresa. A verdade é que nem sempre a quantidade vence a qualidade nesse aspecto. Contar com mais do que você precisa pode significar em gastos desnecessários para o negócio.

Existem diferentes formas de fortalecer a comunicação interna sem comprometer o orçamento. A ideia é encontrar uma forma enxuta para promover a interação entre os colaboradores e ter resultados positivos com isso.

Um canal unificado pode ser a solução para esse tipo de situação, permitindo que todos se comuniquem por meio do mesmo ambiente digital. Soluções como o Gmail corporativo e o Hangouts possibilitam os colaboradores se conectarem em uma única rede de comunicação tornando a interação mais ágil e eficiente.

Monte um plano de comunicação interna

A elaboração de um plano de comunicação interna deve listar todas as ações necessárias para alcançar os objetivos da empresa. Esse processo deve ser realizado anualmente, podendo ser dividido de forma mensal ou semanal.

O planejamento é essencial para que os colaboradores conheçam as diretrizes da política de comunicação interna. Garantir que a mensagem chegue aos setores da empresa é a principal importância desse processo.

Trabalhe com as melhores ferramentas

Trabalhar a política interna pode ser um processo muito mais prático se você contar com as melhores ferramentas para o seu negócio. Para tanto, você deve considerar as necessidades da empresa e identificar as dificuldades que a organização enfrenta.

O Google desenvolveu diversas ferramentas que são essenciais para fortalecer a comunicação interna nas empresas e incentivar o trabalho colaborativo. Confira as principais.

Gmail

O e-mail é uma das formas de comunicação mais tradicionais da internet. Para as empresas, ele pode alavancar o diálogo interno e promover uma interação mais dinâmica entre os membros das equipes. O Gmail é uma ferramenta indispensável para quem quer contar com uma ferramenta de qualidade e com diversas possibilidades.

A integração do Gmail com outras aplicações do G Suite permite uma ampla variedade de opções para os usuários. Nele, é possível enviar mensagens para outros colaboradores, além de permitir anexar arquivos, como documentos, fotos e vídeos.

Hangouts

Quando o assunto é troca de mensagens instantâneas no meio corporativo, o Hangouts consegue se destacar com sucesso. Essa ferramenta é essencial para conectar os colaboradores da empresa em ambiente prático e ágil.

Também é possível utilizá-lo para realizar videochamadas por meio de qualquer dispositivo com conexão à internet. Além disso, as chamadas podem ser feitas para um grupo de pessoas, tornando a ferramenta útil para a realização de reuniões à distância.

Google Drive

Um dos princípios da comunicação interna é o alinhamento dos objetivos da empresa e dos processos com os colaboradores. O Google Drive é uma ferramenta de armazenamento de arquivos na nuvem. Ele permite que os usuários guardem documentos e dados da empresa remotamente.

Assim, caso necessário, é possível compartilhar os arquivos com outros colaboradores, fortalecendo não apenas a comunicação interna no ambiente organizacional, mas também o trabalho colaborativo.

Pronto! Fazer uma comunicação interna eficiente é um processo essencial para o sucesso do seu negócio. Contar com uma parceria de confiança é indispensável para você alcançar melhores resultados. A Multiedro é uma empresa com foco na adoção corporativa de soluções em nuvem, garantindo qualidade em segurança e disponibilidade de suas soluções.

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