O armazenamento de dados na nuvem é algo que a cada dia vem ganhando mais espaço no ambiente corporativo. Junto a ele, há diversos níveis de possibilidades e usabilidades, como IaaS, PaaS e SaaS. Cada um tem uma particularidade, mas você sabe o que o Saas é capaz de fazer por sua empresa?
Antes de mais nada, saiba que o armazenamento em nuvem é algo que já tomou conta da forma como consumimos os dados e a internet, uma vez que o acesso a softwares e aplicativos pode ser feito de forma virtual, aproveitando-se desse sistemas online.
Mesmo assim, ainda há muitas dúvidas sobre os modelos, segurança e finalidade. Pensando nisso, neste artigo, vamos mostrar o que é SaaS e de que forma ele pode impactar em seu negócio, tornando-o mais ágil e lucrativo. Acompanhe!
O que é a Cloud Computing?
A Cloud Computing, ou computação na nuvem, transformou a forma como a tecnologia é consumida. Com ela, as pessoas deixaram de se preocupar com o tamanho dos arquivos e a sua armazenagem, além de terem a possibilidade de acessar dados e aplicativos praticamente com qualquer dispositivo.
A computação na nuvem invadiu o dia a dia dos usuário — inclusive, você deve estar a consumindo neste exato momento. Isso mesmo: alguns dos programas e redes sociais instalados em seu smartphone provém de aplicativos hospedados na nuvem.
No campo empresarial, a Cloud Computing permitiu a redução de custos com softwares e infraestrutura de dados, e o acesso às soluções em TI armazenadas nos servidores remotos.
Como há diversas possibilidades de armazenamento em nuvem, elas foram divididas em três modelos básicos: o IaaS, o PaaS e o SaaS.
O que é SaaS?
O SaaS, ou Software as a Service (Software como Serviço) é o mais comum serviço de nuvem, usado praticamente por todas as pessoas. Sites como OneDrive, Google Docs e Office 365, e redes sociais como Facebook, Twitter e Spotify usam esse modelo. Sua principal vantagem é que qualquer pessoa pode ter acesso ao software, sem necessidade de comprar a licença.
No caso de empresas, muitas usam esse modelo para rodar seus CRMs ou ERPs, permitindo o acesso de qualquer lugar usando a Internet — o que garante agilidade e mobilidade à equipe. Na maioria dos casos, o acesso ao software é feito utilizando apenas o browser do próprio dispositivo.
Quais são as vantagens do SaaS?
Nesse modelo, a principal vantagem é a praticidade, já que ele é acessível de qualquer lugar. Dentro das empresas, ele facilita o trabalho e gerenciamento dos processos. Além disso, elimina a necessidade de compra de servidores e softwares, reduzindo significativamente os custos com TI — já que deixa de ser necessário ter uma equipe técnica especialmente dedicada à manutenção do servidor.
O SaaS é recomendado para empresas que não podem ou não querem adquirir softwares, para trabalhos de curta duração, e que tenham necessidade de acesso remoto a softwares ou aplicativos como o CRM ou ERP.
Como vimos, a Cloud Computing é um sistema que vem dominando a forma como consumimos a internet. Nesse aspecto, o uso do SaaS contribui decisivamente para a melhoria e agilidade de sua empresa. Além disso, seja para fins pessoais ou profissionais, o uso da nuvem permite um significativo avanço também no gerenciamento dos negócios e agilidade das transações comerciais.
Se gostou de nosso artigo sobre o que é SaaS e viu as vantagens que ele pode trazer à sua empresa, confira como usar o Google Data Studio para analisar resultados. Boa leitura!