Entenda o que é bigquery e como utilizá-lo no Big Data

4 minutos para ler

Hoje em dia, a maioria das empresas tem grande investimento em Big Data, por conta disso surgiu a ferramenta BigQuery, como uma solução para as análises de uma grande quantidade de dados.

Essa nova ferramenta do Google visa ajudar as empresas e seus técnicos em TI, para que, em conjunto com outras ferramentas da mesma empresa, torne o processo de análise de dados mais rápido, barato e eficiente.

Ainda não conhece o BigQuery e suas vantagens? Bom, é para isso que criamos este texto. Continue a leitura e descubra.

O que é BigQuery?

Antes dessa ferramenta, muitas vezes, o processo de análise de uma grande quantidade de dados ficava caro e pouco produtivo para a empresa, sendo pouco viável por conta do custo-benefício.

Contudo, o Google criou a ferramenta BigQuery como uma solução para esse problema, visando agilizar, facilitar e diminuir os custos desse processo. Isso torna a análise de dados não só viável, mas também altamente recomendada.

Como o BigQuery funciona?

Por ser uma plataforma do Google, a análise de dados já é feita de maneira muito rápida, visto que a empresa já tem grande acesso ao armazenamento de dados no mundo digital. Sendo assim, o BigQuery pode interagir com outras ferramentas do Google e, por conta disso, é possível fazer buscas e análises mais rápidas e eficazes. Vale lembrar de que essa plataforma tem armazenamento em nuvem, ou seja, pode acessar e interagir com dados no Google Cloud. Além de não necessitar de armazenamento físico.

Como usá-lo da melhor forma possível?

Essa plataforma tem diversas formas de uso, por isso, vamos apresentar agora 3 dessas principais funções que ajudarão na sua empresa. São elas:

Análises em tempo real

O BigQuery permite que as empresas façam uma análise em tempo real dos dados, usando parte de seu processamento potente para apresentar dados rapidamente para o usuário. Para isso, basta configurar a ferramenta da forma desejada e fazer com que ela acesse os dados em rede.

Uso de machine learning

A ferramenta do Google pode, além de buscar dados rapidamente, categorizar os dados de acordo com o histórico de pesquisa do usuário. Ou seja, o BigQuery apresenta uma inteligência artificial capaz de aprender com os padrões e se adaptar (machine learning). Desse modo, quanto mais você usar a plataforma, mais rápido e eficiente será seu uso. Portanto, faça do BigQuery um dos principais recursos da empresa.

Interatividade entre ferramentas Google

Como o BigQuery é uma plataforma Google, nada melhor que ela ter interatividade com as outras incríveis ferramentas dessa mesma empresa. Pensando nisso, a Google projetou o BigQuery para ser compatível com todas as outras ferramentas do G Suíte (outro incrível recurso que pode ser usado para melhorar o desempenho da sua empresa). Com isso, é possível aprimorar e extrair ainda mais das utilidades do BigQuery.

Por exemplo, é possível conectar essa ferramenta junto ao Google Agenda, para que assim os dados da agenda sejam acessados e utilizados para fins práticos. Também, é possível conectá-lo com o Google Data Studios, Hadoop, Spark e outras ferramentas muito populares entre os técnicos, como o Tableau.

Depois de aprender sobre o BigQuery e como usá-lo, basta adquirir a ferramenta e ver todas as suas vantagens refletindo nos resultados de sua empresa. Só não se esqueça de usá-lo em conjunto com outras ferramentas Google para um melhor desempenho e performance. Vale ressaltar que o BigQuery é uma ferramenta que deve ser usada em empresas que se utilizam de Big Data, ou seja, uso de dados em grande escala.

Agora que você já sabe como começar a melhorar sua empresa, conheça também o G Suite e alavanque ainda mais seus resultados!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This