Entenda o que é bigquery e como utilizá-lo no Big Data

7 minutos para ler

Hoje em dia, a maioria das organizações tem um grande investimento em Big Data e, por conta disso, surgiu a ferramenta BigQuery, como uma solução para as análises de uma grande quantidade de dados. Essa nova funcionalidade do Google visa ajudar os empreendimentos e seus técnicos em TI para que, em conjunto com outras soluções da mesma empresa, tornem o processo de análise de dados mais rápido, barato e eficiente.

Ainda não conhece o BigQuery e as suas vantagens? Bom, é para isso que criamos este texto. Continue a leitura e fique por dentro!

O que é BigQuery?

O Google BigQuery é uma ferramenta de data warehouse serverless altamente escalável. Essa solução conta com um poderoso mecanismo de consulta integrado capaz de executar consultas SQL com extrema velocidade — podendo rodar terabytes de dados em questão de segundos.

Ela surgiu a partir de uma necessidade de mercado em que o processo de análise de grandes quantidades de dados era muito custoso e pouco benéfico às empresas. Por isso, o Google criou a ferramenta BigQuery como uma solução para esse problema, visando mais agilidade, praticidade e redução de custos. 

Dessa maneira, a atividade se tornou mais viável e muito recomendada para inúmeras organizações no mercado. Assim, é possível obter esse desempenho sem precisar gerenciar nenhuma infraestrutura ou criar e reconstruir índices.

Para que serve?

Hoje, existem várias tecnologias que contribuem diretamente para o imenso volume de dados que é gerado diariamente na web. Para conseguirem insights valiosos, as organizações precisam realizar o processo de coleta e de tratamento desses dados para transformá-los em informações, que, eventualmente, transformam-se também em inteligência de negócio para os empreendimentos.

É aí que entra o BigQuery. Essa ferramenta foi criada com o propósito de ajudar os negócios na organização dos seus bancos de dados. Com isso, eles podem contar com os recursos necessários para extrair insights e tendências das informações, possibilitando tomadas de decisões mais estratégicas.

Ou seja, o BigQuery serve como apoio aos empreendimentos na estruturação dos seus bancos de dados, permitindo consultas extremamente ágeis e precisas. Fazer esse trabalho manualmente é algo considerado impossível, principalmente ao levar em conta a velocidade de escalonamento de informações.

Dessa forma, contar com o BigQuery permite que as organizações tenham uma maneira de trabalhar melhor com os seus dados, aproveitando alguns diferenciais no processo, como o melhor controle de custo e as pesquisas precisas em tempo real. Desse modo, os gestores poderão ampliar a sua visão sobre a atual situação da empresa e otimizar as suas estratégias.

Como o BigQuery funciona?

Por ser uma plataforma do Google, a análise de dados já é feita de maneira muito rápida, visto que a empresa já tem grande acesso ao armazenamento de informações no mundo digital. Sendo assim, o BigQuery pode interagir com outras ferramentas do Google e, por conta disso, é possível fazer buscas e análises mais rápidas e eficazes.

Vale lembrar que essa plataforma tem armazenamento em nuvem, ou seja, pode acessar e interagir com informações no Google Cloud, além de não necessitar de armazenamento físico.

Como usá-lo da melhor forma possível?

Essa plataforma tem diversas formas de uso, por isso, vamos apresentar agora algumas dessas principais funções que ajudarão na sua empresa. Veja a seguir!

Análises em tempo real

O BigQuery permite que os empreendimentos façam uma análise em tempo real dos dados, usando parte do seu processamento potente para apresentar informações rapidamente para o usuário. Para isso, basta configurar a ferramenta da forma desejada e fazer com que ela acesse as informações em rede.

Uso de machine learning com BigQuery ML

A ferramenta do Google pode, além de buscar dados rapidamente, categorizá-los de acordo com o histórico de pesquisa do usuário. Ou seja, o BigQuery apresenta uma inteligência artificial capaz de aprender com os padrões e se adaptar (machine learning). Desse modo, quanto mais você usar a plataforma, mais rápido e eficiente será o seu uso. Portanto, faça do BigQuery um dos principais recursos da empresa.

Interatividade entre ferramentas Google

Como o BigQuery é uma plataforma Google, nada melhor que ela ter interatividade com as outras incríveis ferramentas dessa mesma empresa. Pensando nisso, o Google projetou o BigQuery para ser compatível com todas as outras ferramentas do Google Workspace (outro incrível recurso que pode ser usado para melhorar o desempenho do seu negócio). Assim, é possível aprimorar e extrair ainda mais das utilidades da solução.

Por exemplo, é viável conectar essa ferramenta à Google Agenda, para que, assim, os dados da agenda sejam acessados e utilizados para fins práticos. Também é possível conectá-la ao Google Data Studio, ao Hadoop, ao Spark e a outras ferramentas muito populares entre os técnicos, como o Tableau.

Quais são os benefícios do BigQuery?

Contar com o BigQuery traz enormes benefícios ao dia a dia empresarial. Confira os principais a seguir!

Insights sem servidor

Ao usar o BigQuery, todos os dados da empresa operam em uma plataforma na nuvem. Essa arquitetura sem servidor permite que os gestores dimensionem as suas análises de forma totalmente automática. A partir desse recurso, é possível se concentrar nos insights mais críticos e relevantes para a organização na hora de maximizar os resultados, sem se preocupar com a infraestrutura.

Estrutura escalável

Como o BigQuery trabalha com um design sem servidor, os empreendimentos podem contar com uma redução significativa de custos em seus processos. Em vez de cobrarem pelo espaço do servidor e definirem os valores de acordo com os planos, os modelos dessa ferramenta são baseados na capacidade e na necessidade de computação.

Dessa maneira, a infraestrutura pode ser contratada de acordo com a demanda necessária e na alocação de recursos da empresa. Ainda, o BigQuery é capaz de garantir 100% de uso de seus recursos. Assim, pode-se assegurar que a organização está pagando apenas pelo poder de computação utilizado.

Armazenamento de dados lógicos

O BigQuery também traz um armazenamento de dados lógicos para que os negócios possam processar fontes de dados externas por meio dessa ferramenta. Aqui, é possível fazer esse processo por meio de tecnologia de cloud computing, permitindo o processamento de bancos de dados e planilhas transacionais diretamente de um armazenamento em nuvem.

Serviços de transferência de dados

Os serviços de transferência de dados possibilitam que a empresa transfira as suas informações brutas de fontes externas automaticamente. Com ele, é possível realizar esse processo para obter dados de várias fontes de forma programada e totalmente gerenciável, como plataformas de marketing do Google, anúncios, YouTube, entre outros.

Depois de aprender sobre o BigQuery e acerca de como usá-lo, basta adquirir a ferramenta e ver todas as suas vantagens refletindo nos resultados de sua empresa. Só não se esqueça de usá-lo em conjunto com outras ferramentas Google para um melhor desempenho. Vale ressaltar que o BigQuery é uma solução que deve ser usada em organizações que utilizam o Big Data, ou seja, com dados em grande escala.

Agora que você já sabe como começar a melhorar a sua empresa, conheça também o Google Workspace e alavanque ainda mais os seus resultados!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This