Veja aqui 5 ferramentas para a gestão de projetos de ti!

6 minutos para ler

Uma gestão de projetos de TI eficiente é a chave do sucesso empresarial. Nesse processo, diversos fatores são essenciais para o desenvolvimento de soluções eficientes. O investimento em ferramentas é um deles, com potencial para conferir mais praticidade e agilidade à execução das atividades da área.

Contar com boas ferramentas para a gestão de projetos de TI é a solução necessária para impulsionar os esforços dos profissionais envolvidos. Assim, torna-se possível combinar controle e funcionalidade, além de mapear prazos, pessoas e atividades.

Nesse sentido, o Google Workspace é um pacote completo de soluções, trazendo poderosos recursos para o ambiente empresarial. Continue a leitura e confira as 5 principais ferramentas para sua gestão de projetos — e como elas podem impactar seus resultados!

1. Google Meet

Como parte do pacote do Workspace, o Google Meet é uma ferramenta desenvolvida com o objetivo de fortalecer a comunicação empresarial. Esse aspecto é fundamental para o desenvolvimento de projetos de TI, favorecendo a execução dos processos em diferentes níveis.

Essa solução traz uma interface simples e intuitiva aos usuários, proporcionando uma experiência fluída durante seu uso. Essa é uma das ferramentas para a gestão de projetos de TI capazes de otimizar os resultados ao fomentar uma comunicação clara e objetiva.

O Google Meet permite a realização de reuniões com até 100 participantes na sua versão gratuita. As opções pagas, porém, contam com um limite maior tanto de tempo quanto de integrantes. Dessa forma, é possível alinhar os esforços das equipes com os objetivos traçados, favorecendo a gestão de projetos de forma significativa.

Com uma comunicação empresarial mais eficiente, é possível manter todas as partes informadas sobre as principais atualizações dos projetos. As reuniões auxiliam no desenvolvimento dos processos, servindo como base para guiar e orientar os profissionais. Isso traz mais dinamismo e eficiência durante sua execução, proporcionando ganhos consideráveis de desempenho na área.

2. Armazenamento e backup em nuvem

O investimento em cloud computing é uma prática bastante comum no mercado. Hoje, aproximadamente 90% das empresas usam alguma solução em nuvem. Com isso, essa acabou se tornando uma das ferramentas mais promissoras para a gestão de projetos de TI.

A sua implementação pode trazer incríveis benefícios às organizações, proporcionando melhorias significativas. O armazenamento e backup em nuvem disponibilizado pelo Google Workspace, por exemplo, é capaz de reduzir gastos com infraestrutura e conferir mais segurança aos seus dados.

Nesse contexto, vale lembrar que contar com uma segurança mais robusta é essencial para adequar os processos do negócio à Lei Geral de Proteção de Dados. Melhorar esse aspecto também serve como garantia para todos os envolvidos no processo, como stakeholders, clientes e parceiros.

Dados são constantemente gerados durante os projetos de TI. Assim, ferramentas como o Drive permitem que os usuários armazenem e façam backup de informações e arquivos importantes com praticidade e agilidade.

Além disso, como toda a infraestrutura do serviço é disponibilizada em nuvem, as empresas não precisam investir em equipamentos físicos para suprir sua demanda. A computação em nuvem é uma tecnologia muito rentável, principalmente ao se considerar a sua escalabilidade de serviços.

3. Google Agenda

Essa é outra das ferramentas para a gestão de projetos de TI do Workspace. O Google Agenda é uma solução essencial para trazer mais organização e eficiência durante a execução dos processos.

Com esse recurso, é possível criar uma agenda específica para suas atividades. Assim, torna-se viável acompanhar prazos e datas importantes, como reuniões, treinamentos e férias.

Outras funções possibilitam que profissionais compartilhem eventos com colegas que participam dos mesmos projetos. A solução pode gerar, ainda, lembretes de acordo com a necessidade de cada usuário, evitando que as pessoas se atrasem ou percam seus compromissos.

Assim, o Google Agenda serve como uma poderosa ferramenta de gestão de tempo na empresa, otimizando a produtividade e o desempenho dos times de TI.

Com essa ferramenta, torna-se mais fácil organizar as tarefas do setor, definir com precisão os prazos de entrega e alinhar os esforços dos profissionais envolvidos de acordo com o planejamento especificado no evento.

4. Gmail

O Gmail se tornou uma das ferramentas para a gestão de projetos de TI mais eficientes no mercado. Essa solução possibilita uma comunicação direta entre os profissionais, garantindo maior controle sobre o acesso de informações importantes.

Com o Gmail, é possível usar diversos marcadores e sinalizadores para identificar as principais mensagens relacionadas à execução e desenvolvimento dos processos. O uso dos filtros permite priorizar e-mails automaticamente, facilitando a resposta para conteúdos urgentes dos projetos.

A ferramenta permite também que os usuários acessem as funções do Google Hangouts, possibilitando a troca rápida de mensagens por meio do chat.

Vale ressaltar que o Gmail também pode ser usado em conjunto com o Google Agenda, de modo que os lembretes sejam enviados para a caixa de entrada.

5. Google Planilhas

Por último, mas não menos importante, o Google Planilhas. Essa é outra ferramenta para a gestão de projetos de TI disponibilizada no pacote Google Workspace, também capaz de trazer maior eficiência para o trabalho colaborativo na empresa.

O Google Planilhas se destaca por sua praticidade e mobilidade, possibilitando que os usuários deem continuidade aos processos remotamente por meio de um dispositivo móvel. Essa solução permite que os usuários criem e editem planilhas com gráficos e tabelas para a visualização de dados e estatísticas.

Também é possível criar fórmulas para cálculos, gerenciar informações ou macros personalizadas e co-editar documentos, entre muitos outros benefícios.

Por fim, vale mencionar que é possível anexar os arquivos do Google Planilhas em outras soluções, como o Google Agenda, e usá-los durante as apresentações realizadas pelo Google Meet, por exemplo.

Viu como essas 5 ferramentas para a gestão de projetos de TI podem potencializar os seus esforços? Contar com as melhores opções é essencial para alcançar resultados mais expressivos, alinhar os seus times com os objetivos planejados e trazer mais qualidade durante a execução dos processos.

Nesse contexto, vale ressaltar que a Multiedro é uma empresa especializada no processo de transformação digital. Nós contamos com uma equipe especializada e preparada para nortear suas decisões e disponibilizar um serviço adequado às suas necessidades.

Ficou interessado em otimizar a sua gestão de projetos? Aproveite para entrar em contato com um de nossos consultores e confira como nossas soluções podem ajudar sua empresa!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This