Saiba como o Google Sites pode ajudar no trabalho remoto!

6 minutos para ler

Com a rápida popularização do home office, muitas empresas estão buscando meios mais eficientes de gerenciar suas equipes remotamente e potencializar seus resultados. Essa modalidade de emprego ganhou bastante destaque nos últimos tempos, principalmente ao considerar o cenário atual em que vivemos.

Nesse sentido, o Google Sites no trabalho remoto se mostra uma excelente ferramenta para centralizar e compartilhar informações com os times e auxiliá-los em suas atividades. A gigante da tecnologia desenvolveu essa ferramenta com foco na qualidade que seus usuários esperam por suas soluções e conseguiu entregar uma solução exemplar.

Neste texto, vamos mostrar o que é e como funciona o Google Sites, e como ele é indispensável no trabalho remoto. Confira!

O que é e como funciona o Google Sites?

O Google Sites foi desenvolvido como uma plataforma para facilitar a criação de páginas na Internet. De maneira intuitiva e prática, os usuários têm total controle sobre o desenvolvimento de seus sites por meio de um recurso que permite arrastar e soltar elementos. Além disso, essa solução também gerencia a hospedagem, oferecendo domínio e serviços de manutenção.

Assim, os usuários podem montar diferentes tipos de sites profissionais com base em modelos prontos disponibilizados pela plataforma, como:

  • Intranet;
  • sites institucionais;
  • sites internos.

Outro destaque do Google Sites é a integração às demais ferramentas do Google, como o Drive. Essa aplicação também conta com processos automatizados, desde a criação de bancos de dados aos aparatos técnicos da gestão de conteúdos, o que gera ainda mais praticidade para os usuários desenvolverem suas páginas.

Os sites criados com essa ferramenta apresentam suporte às linguagens de programação HTML e JavaScript, dando ainda mais liberdade durante a criação de páginas para web. A integração com as demais soluções do Workspace faz com que o Google Sites no trabalho remoto seja uma excelente opção para facilitar as atividades do dia a dia.

Como ele pode auxiliar no trabalho remoto?

Com o conceito do Google Sites explicado, podemos seguir para a parte que realmente importa: suas funcionalidades. Essa ferramenta, como foi falado, traz incríveis recursos para facilitar o desenvolvimento de um site — desde páginas pessoais e institucionais até uma intranet completa.

Nesse sentido, as pessoas que estão desempenhando suas atividades no modelo home office podem aproveitar de seus recursos como meio de elevar o desempenho e produtividade. Confira como o Google sites no trabalho remoto pode ser aproveitado pelos profissionais!

Centralização e compartilhamento de informações

O trabalho remoto pode fazer com que muitos profissionais se sintam desnorteados em relação às suas atividades. Por isso, contar com um espaço prático e acessível, no qual as pessoas podem encontrar todas as informações necessárias e atualizadas, é fundamental para orientar e conduzir o trabalho home office.

O Google Sites no trabalho remoto se mostra um ponto de referência para que as pessoas busquem se informar sobre as principais novidades relacionadas ao seu trabalho e à empresa. A ferramenta permite diferentes recursos para despertar o interesse dos visitantes e apresentar seus conteúdos, como os banners.

Além disso, existem templates prontos que são ideais para o rápido compartilhamento de informações. Com isso, é possível criar um site com foco na comunicação, fornecendo uma navegação fluida e ágil para os usuários.

Ambiente próprio para compartilhar ideias

Outra ótima possibilidade do Google Sites no trabalho remoto é a criação de fóruns de discussões. Esse tipo de ambiente é extremamente importante para as pessoas compartilharem suas ideias e terem um contato mais próximo com seus colegas de trabalho.

Em home office, esse espaço se mostra ainda mais importante para que os profissionais troquem experiências de trabalho e tirem dúvidas com outros colegas. Assim, é possível manter as pessoas conectadas e incentivar a interação entre membros dos times.

Facilidade para treinar e capacitar profissionais

O Google Sites é um recurso amplamente utilizado por redes de ensino em razão de suas funcionalidades. Ele permite o desenvolvimento de sites utilizados para apoiar o ensino a distância e incentivar a comunicação entre professores e alunos.

No contexto empresarial, muitas organizações têm utilizado esse recurso para criar páginas de acesso rápido às inscrições de profissionais para cursos de capacitação e desenvolvimento profissional. Com os templates prontos, é possível criar rapidamente uma página e disponibilizá-las para os usuários.

Alinhamento de equipes

A criação de sites internos é outra forma de aproveitar o Google Sites no trabalho remoto. Assim, é possível centralizar os recursos em um único ambiente para que os times compartilhem o andamento de suas atividades.

Dessa forma, as equipes terão meios de acompanhar de perto como seus colegas estão desempenhando suas funções. Esse recurso também permite ratificar as prioridades individuais e coletivas dos profissionais.

Quais são as principais funcionalidades do Google Sites?

Viu como o Google Sites é fundamental durante o trabalho remoto? Separamos algumas de suas principais funcionalidades para você conferir como essa ferramenta é extremamente benéfica!

Navegação

O Google Sites consegue se destacar entre os demais serviços semelhantes quando o assunto é navegação. Com essa ferramenta, é possível automatizar a criação de uma hierarquia de conteúdo fluida e intuitiva para os visitantes. Dessa forma, os usuários terão mais facilidade ao alcançar seus objetivos impactando diretamente em sua experiência com o site.

Rapidez

Além de uma navegação prática e intuitiva, o Google Sites também se aproveita dos recursos da gigante de tecnologia para favorecer a rapidez de carregamento das páginas. Por meio de uma infraestrutura robusta e sites relativamente leves, é possível otimizar ainda mais a experiência dos usuários.

Segurança

Outro aspecto no qual o Google investe como grande diferencial de seus serviços é a segurança. Nessa ferramenta, os sites criados contam com o que há de melhor em relação a infraestrutura e proteção de dados. Por isso, a hospedagem de páginas garante que os usuários não sofrerão com atividades maliciosas e poderão navegar em um ambiente totalmente protegido.

O Google tem investido constantemente em tecnologias de computação em nuvem. Por isso, é possível realizar a criação de sites sem a necessidade de instalar algum tipo de aplicação para completar esse processo. Tudo é feito por meio do navegador, com os resultados aparecendo em tempo real enquanto se faz os ajustes necessários para lançar a página ao ar.

Pronto! Agora que você viu como o Google Sites no trabalho remoto é um excelente recurso, por que não implementar o Google Workspace em seu negócio e centralizar seus resultados?

Aproveite para entrar em contato com um de nossos consultores e veja como podemos ajudar seu negócio!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This