Entenda quais os benefícios do Google Workspace para o setor da saúde

6 minutos para ler

O Google Workspace é um conjunto de aplicativos oferecidos pelo Google para empresas de diversos setores. A plataforma foi desenvolvida usando a tecnologia da computação em nuvem, por meio da qual o usuário paga uma tarifa mensal e tem acesso a todas as ferramentas disponíveis para o seu plano.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura deste artigo e confira as utilidades do Google Workspace para o setor da saúde!

Quais são as soluções oferecidas pelo Google Workspace para o setor da saúde?

Acesso seguro às informações do paciente

A Google defende a privacidade dos seus clientes e desenvolve suas tecnologias pensando na segurança das suas informações. Todos os seus serviços na nuvem estão em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), instituída no Brasil seguindo os mesmos padrões do regulamento europeu para a coleta e tratamento de dados pessoais.

A criptografia é o principal recurso do Google no quesito segurança, pois garante que seus dados privados não sejam acessados por pessoas não autorizadas. Para reforçar isso, o Google Workspace tem uma ferramenta administrativa que fornece ao administrador da conta total controle sobre as atividades dos demais usuários.

Outros recursos de segurança incluem:

  • autenticação de dois fatores e pré-requisitos para senhas fortes;
  • ferramentas que previnem golpes por e-mail, como o phishing;
  • restrição e bloqueio de usuários e aparelhos;
  • relatórios de segurança e logs de auditoria.

Além dos acessos indevidos, os arquivos salvos na nuvem ficam protegidos de perdas acidentais causadas por falhas humanas ou em máquinas, pois os aplicativos fazem o backup automático dos seus documentos em questão de segundos.

Colaboração em tempo real

Manter as equipes alinhadas é sempre um desafio, principalmente quando os profissionais precisam trabalhar em turnos diferentes. Isso pode levá-los a buscar meios alternativos de comunicação que apresentam falhas graves de segurança e comprometem a compliance institucional.

Transmitir informações de um setor ao outro em tempo hábil é outra dificuldade enfrentada pelas empresas de saúde, principalmente as de grande porte. Com o Google Workspace, isso deixa de ser um problema, pois os arquivos armazenados na nuvem são automaticamente sincronizados entre todos os dispositivos com acesso à conta.

Dessa forma, os profissionais podem compartilhar arquivos em instantes e trabalhar simultaneamente nos mesmos documentos, mesmo à distância. Por exemplo, o laboratório pode enviar resultados de exames ao médico assim que ficarem prontos, agilizando os cuidados aos pacientes.

Coleta eficiente de dados

O histórico do paciente é fundamental para um atendimento de qualidade, pois isso fornece informações cruciais para a precisão nos diagnósticos e a eficiência nos tratamentos. Com os formulários e as planilhas do Google, a equipe médica pode facilmente coletar e armazenar informações relevantes ao longo de cada interação.

Com isso, o paciente pode ser direcionado às especialidades mais indicadas para o seu problema e receber cuidados personalizados de acordo com as suas necessidades. Graças às ferramentas administrativas, essas dados ficam disponíveis apenas para os profissionais autorizados a acessá-los.

Telemedicina e cuidados remotos

A era digital trouxe um mundo de inovações para a comunicação, que devem ser aproveitadas pelas instituições de saúde. Os canais virtuais são uma forma de aproximar os profissionais uns dos outros e dos seus pacientes, principalmente quando a interação face a face não for possível.

O Google Workspace é compatível com várias ferramentas colaborativas para conversas remotas, por meio de mensagens instantâneas e chamadas de vídeo e áudio. Dessa forma, as equipes médicas podem participar de reuniões online e até mesmo realizar consultas com seus pacientes.

Pacientes internados podem também conversar com seus familiares sem precisar esperar pelas visitas presenciais. O isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus é um exemplo de como esse tipo de recurso pode ser útil na área da saúde.

Quais são as principais vantagens associadas ao Google Workspace?

Gestão simplificada

A conveniência dos usuários é um dos pilares da computação em nuvem, por isso, o Google Workspace foi inteiramente pensado em facilitar o cotidiano corporativo. A plataforma simplifica a gestão ao automatizar tarefas que tomam muito tempo dos funcionários, como é o caso dos backups e compartilhamento de arquivos.

Os documentos da empresa ficam todos centralizados em um único espaço digital, que pode ser acessado de qualquer dispositivo e lugar do mundo. Com a sincronização automática, todos têm acesso aos mesmos arquivos o tempo inteiro, sem a necessidade de gerar papelada.

Com as ferramentas de colaboração, fica mais fácil realizar reuniões e treinamentos remotos com profissionais de diferentes turnos. Além disso, o Google Workspace otimiza a logística interna ao ajudar no acompanhamento de métricas importantes para a gestão, como estoques de EPIs, leitos ocupados, consultas agendadas, listas de espera etc.

Armazenamento com escalabilidade

Os assinantes do Google Workspace podem contratar planos que oferecem desde 30GB por usuário até espaço ilimitado de armazenamento na nuvem. E não tem problema se a empresa precisar aumentar ou diminuir esse espaço no futuro, pois a escalabilidade do Google Workspace permite que os negócios tenham sempre — e apenas — os recursos que precisarem.

Você não fica preso às mesmas ferramentas só porque pagou por elas, como acontece na computação convencional. Na computação em nuvem, sua empresa pode mudar de plano sempre que as suas necessidades forem outras.

Melhores experiências para os pacientes

Os clientes estão cada vez mais exigentes ao contratarem serviços, pois esperam que as empresas estejam atentas às suas necessidades específicas. Com o Google Workspace, o setor da saúde pode oferecer atendimentos de excelência e personalizá-los para cada paciente.

Ao otimizar os processos gerenciais, as equipes conseguem agendar consultas, entregar resultados de exames e dar diagnósticos com muito mais eficiência. Os pacientes podem receber as informações que precisam sem sair de casa, pois seus documentos ficam digitalizados em um espaço totalmente seguro.

Além disso, os canais digitais oferecem meios adicionais de se comunicarem com seus médico, tirarem dúvidas e darem feedbacks para os atendimentos.

As vantagens do Google Workspace para o setor da saúde são tantos que fica difícil resumi-las em um só artigo. Se a sua empresa deseja ofertar um serviço único aos seus pacientes, o melhor caminho é testando as ferramentas Google e conhecendo todo o seu potencial na prática.

Entre agora mesmo em contato com a Multiedro e veja como podemos ajudar você a conquistar o seu diferencial!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This