Você sabe qual é o papel da TI no cenário atual? Fato é que ela nunca esteve tão presente no cotidiano das pessoas, portanto precisa ser cada dia mais eficiente.
Há tempos o gerenciamento de TI já é utilizado por grandes empresas. Porém, vale ressaltar que é possível — e, inclusive, bastante recomendado — que seja implementado em empreendimentos de todo porte.
Pensando nisso, trazemos informações relevantes sobre o assunto para que você possa otimizar o gerenciamento de TI na sua empresa e potencializar os seus resultados. Vamos lá?
O que é gerenciamento de TI?
Como conceito, gerenciamento de TI é a forma de organizar processos, sistemas e infraestrutura de todos os setores de uma empresa. É composto por:
Estratégias de TI
Envolvem a conexão do setor de TI com as necessidades do negócio, tais como:
-
suporte às operações;
-
fornecimento de valor para a empresa.
Serviços de TI
Estão relacionados à criação de metas e padrões de serviços e processos, garantindo que:
-
os clientes saibam que seus dados não serão comprometidos por sistemas defeituosos;
-
os funcionários consigam um acesso confiável à internet e aos dados internos.
Ativos de TI
Referem-se à gestão dos ativos que os colaboradores usam:
-
hardwares;
-
softwares.
O que deve ser considerado para a otimização?
Cloud computing
A computação em nuvem já está bastante difundida entre as empresas, especialmente porque:
-
reduz custos significativos em infraestrutura;
-
contribui para a integração entre setores e sistemas;
-
promove flexibilidade e mobilidade;
-
facilita o controle de atualizações,
-
amplia a escalabilidade.
Ferramentas de testes automatizados
A fase de testes de software é um dos momentos mais importantes para o desenvolvimento na TI, na medida em que garante a implantação das regras de negócios solicitadas e a qualidade do que será entregue ao cliente.
Além da equipe de testes, adicionar ferramentas automatizadas aumenta o desempenho — ao executar cargas de estresse de sistemas e hardwares — e torna o ambiente mais seguro — ao simular invasões.
Metas para o gerenciamento de TI
Os gestores de TI precisam saber como estão os sistemas e se suas equipes conseguem realizar as entregas nas datas previstas e com a qualidade exigida. Ao estabelecer metas, é possível agilizar rotinas, motivar os funcionários e garantir a qualidade dos processos.
KPIs de qualidade
Uma forma de gerir as metas é utilizar KPIs de qualidade. Isso porque eles podem apresentar gargalos em sistemas, apontar a quantidade de erros, sinalizar atrasos, auxiliar em possíveis replanejamentos de datas, entre outros. Por sua vez, o gestor deve dar feedback aos funcionários, além de apresentar pontos de melhoria e formas de contornar os problemas encontrados.
Controle de versões
Fazer a gestão das mudanças de um sistema é um trabalho minucioso. É crucial adotar ferramentas que controlem o versionamento do código. Elas devem possuir um alto desempenho quanto à automatização do processo de deployment, criar documentações e realizar o acompanhamento das estruturas internas, estejam elas em nuvem ou não.
Quais são os principais benefícios de investir em gerenciamento de TI de qualidade?
Redução de custos
Embora o gerenciamento de TI de qualidade possa parecer dispendioso, no longo prazo, ele torna-se um fator que contribui para a redução de custos, na medida em que simplifica os processos operacionais e gerenciais.
Pensamento estratégico
Um dos benefícios mais significativos é o aumento da vantagem competitiva da empresa. Portanto, quando usado como um investimento estratégico e não como um meio para um fim, o gerenciamento de TI fornece às organizações as ferramentas para avaliar adequadamente o mercado, abrindo espaço para novos negócios.
Proteção de informações
Um bom gerenciamento de TI garante a segurança das informações dos clientes e das regras de negócios por meio de softwares mais robustos e hardwares mais estáveis. Isso contribui para a tranquilidade de saber que as informações coletadas podem ser armazenadas de forma segura.
Com a adoção das melhores práticas de gerenciamento de TI e as dicas de otimização que escrevemos aqui, sua empresa poderá contar com esses e outros benefícios, permitindo que a empresa continue em vantagem no mercado.
Então, esperamos que tenha gostado do post. Para receber mais dicas e manter-se sempre atualizado sobre assuntos relacionados à TI, assine nossa newsletter!