G Suite Business; G Suite Enterprise: você sabe quais são as diferenças entre eles e qual das duas licenças é a mais adequada para a sua empresa? Independentemente da sua resposta, preparamos este artigo para falar justamente sobre isso. 

Antes de mais nada, é importante deixar claro que estamos nos referindo a uma seleção de aplicativos inteligentes do Google, uma das maiores e mais inovadoras companhias do planeta. Isso significa que ao optar pelo G Suite, você terá à sua disposição apenas o que há de melhor!

Outra observação a se fazer é que além dos pacotes empresariais (G Suite Business; G Suite Enterprise), existe ainda uma outra versão, o G Suite Basic. Embora seja a licença básica, não deixa de ser poderosa, pois todos os recursos de colaboração e produtividade podem ser usados pelos indivíduos com uma conta. 

No entanto, os recursos de armazenamento, pesquisa, segurança e conformidade são os pontos divergentes. De qualquer modo, apresentaremos a seguir tudo o que você precisa saber em relação aos pacotes G Suite. Continue a leitura e confira. Não perca! 

G Suite Basic

Para começar, vamos aos recursos e controles oferecidos pelo G Suite Basic:

Recursos

  • 30 GB de armazenamento por usuário;
  • Gmail corporativo (contato@suaempresa.com.br);
  • documentos (planilhas, textos e apresentações);
  • agenda para compartilhar eventos e programar reuniões;
  • Hangouts (chats e videoconferências);
  • Drive (para armazenar e realizar o backup dos seus arquivos na nuvem).

​Controles 

  • administrar contas de usuários e configurações de segurança;
  • controlar o acesso dos utilizadores aos recursos e serviços;
  • gerenciar dispositivos móveis (de maneira remota);
  • analisar as tendências de uso (relatórios e auditorias).

​Vale ressaltar que o suporte oferecido pelo Google é de 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano.​​

G Suite Business

Essencialmente, um pacote aprimorado para as necessidades empresariais de um negócio de pequeno e médio portes, o G Suite Business oferece tudo o que o G Suite Basic tem.

Contudo, além dos recursos básicos, você também receberá uma série de outros adicionais, como: 

  • Google Cloud Search;
  • eDiscovery (investigação digital) e funcionalidades de compliance;
  • plataforma para o desenvolvimento de aplicativos;
  • informações sobre o gerenciamento dos dispositivos.

O G Suite Business permite às empresas aproveitarem a conveniência do armazenamento ilimitado, isso significa que você não precisará se preocupar em ter que decidir quais mensagens, imagens e/ou arquivos serão salvos. 

Entretanto, para isso é necessário ter pelo menos cinco usuários. Se houver menos, o espaço de armazenamento liberado para cada um deles será de 1 TB.

Controles 

São nos controles onde estão as maiores diferenças entre a versão básica do G Suite e as empresariais. No pacote G Suite Business, o administrador tem a oportunidade de utilizar o Google Vault, uma aplicação que permite arquivar, reter, pesquisar e exportar os dados organizacionais para fins de conformidade e investigação digital.

E não pense que é só isso, pois também foram adicionados ao G Suite Business:

  • alertas de atividade do Drive (você pode configurar alertas personalizados para “avisar” quando algum documento for compartilhado fora do seu domínio, por exemplo);
  • relatórios avançados de auditoria do Drive;
  • chaves de segurança (os administradores podem implantá-las e rastreá-las de modo a aumentar a proteção do negócio).

Não o bastante, o G Suite Business também possibilita aos administradores garantir que determinadas tarefas só possam ser concluídas por usuários específicos. 

G Suite Enterprise

Por mais atraente e totalmente funcional que o G Suite Business possa ser, ele talvez não seja o suficiente para as maiores empresas. Nesse contexto, é o G Suite Entrerprise que entra em cena, já que oferece funcionalidades ainda mais avançadas, como gerenciamento das chaves de segurança e recursos extras de proteção contra a perda dos dados.

Essa versão também dá a possibilidade de criar salas de videoconferência com mais de 30 usuários (Google Hangouts Meets), permitindo, inclusive, gravar todas as sessões e armazená-las no Google Drive.

Quanto aos controles, o G Suite Enterprise tem o mais alto nível de gestão administrativa que o Google pode oferecer. Nessa versão, sua empresa poderá:

  • verificar o tráfego de e-mails para identificar conteúdos específicos, como números de CPF, CNPJ ou cartões de crédito (as ações podem ser configuradas com base em políticas preestabelecidas de acordo com a detecção desses conteúdos);
  • otimizar a segurança do Google Drive com uma camada de proteção complementar (isso ajuda a evitar que as informações confidenciais do negócio sejam roubadas e/ou descobertas);
  • utilizar um produto de arquivamento de terceiros (para armazenar e detectar e-mails importantes);
  • exigir chaves de segurança para que os usuários acessem as suas contas;
  • usar a criptografia S/MIME para melhorar a segurança do e-mail;
  • analisar os registros no Gmail no BigQuery (consultas avançadas e personalizadas);
  • automatizar as tarefas do gerenciamento de dispositivos móveis, definindo regras e notificações para os casos em que atividades suspeitas forem detectadas.

Escolha da licença perfeita

O ponto a destacar, aqui, é que não existe uma versão que seja a melhor, mas sim aquela mais adequada para as suas necessidades. Nesse sentido, um dos aspectos mais interessantes sobre o G Suite é o fato de ele permitir utilizar diferentes licenças ao mesmo tempo.

Para exemplificar, você pode optar pelo G Suite Enterprise para o setor da sua empresa que exige os recursos mais avançados e pelo G Suite Business para aqueles que não necessitam de tantas funcionalidades. 

Por fim, não poderíamos deixar de falar que se você está com dificuldades na comunicação interna do negócio e de produtividade, é certo de que o G Suite trará um ganho de eficiência. 

Sob uma visão geral, esse é o propósito principal do Google em relação a esse pacote de aplicativos, fazer com que as organizações consigam otimizar os seus processos.

Todavia, também não podemos esquecer de dizer que para ser possível obter todos os seus benefícios, é preciso implementá-lo corretamente e treinar os seus funcionários para usá-lo. 

Esperamos que você tenha entendido as diferenças entre G Suite Business; G Suite Enterprise. Se quiser saber mais e deseja testá-los na sua companhia, entre em contato conosco agora mesmo! Estamos prontos para atendê-lo e sanar as suas questões!