Quais as vantagens do Google Workspace para os varejistas?

6 minutos para ler

O Google Workspace, antes conhecido como G Suite, é um pacote de soluções com foco em resultados desenvolvido pela gigante da tecnologia. Com ele, é possível otimizar sua gestão de processos, reduzir gastos, melhorar a comunicação interna do seu negócio e elevar a qualidade da proteção de dados e informações digitais na empresa.

Esses recursos são fundamentais para aumentar a produtividade dos times e se manter competitivo no mercado. Por isso, o Google Workspace para o varejo é um investimento muito rentável, possibilitando grandes benefícios com um ótimo retorno para os empreendedores.

Ficou interessado? Continue a leitura e veja como esse conjunto de ferramentas funciona e qual sua importância para o varejo!

Como funciona o Google Workspace?

Como já mencionamos, o Google Workspace é um conjunto completo desenvolvido pela gigante da tecnologia com soluções corporativas essenciais para otimizar processos. Esse pacote conta com serviços como documentos, planilhas, e-mail, armazenamento em nuvem e chamadas por videoconferência para auxiliar os usuários em suas jornadas de trabalho.

Apesar de disponibilizar uma versão gratuita de suas aplicações, o Google Workspace para empresas acaba sendo uma alternativa muito mais robusta e com foco no gerenciamento de negócios. Os usuários têm à sua disposição algumas ferramentas como e-mail personalizado, armazenamento ilimitado no Google Drive, agendas compartilhadas, entre outros.

Devido às soluções que oferece para atividades da rotina empresarial, o Google Workspace se mostra como um ótimo investimento para quem quer potencializar seus resultados. Com a adoção de ferramentas tecnológicas, é possível amenizar os obstáculos em sua jornada rumo ao sucesso por meio de soluções realmente eficientes.

Outro grande destaque desse conjunto de ferramentas é a sua acessibilidade. O serviço pode ser adquirido por empresas ou profissionais autônomos, com planos a partir de R$ 27,00 por usuário.

Qual a importância do Google Workspace para o varejo?

Chegou a hora de mostrarmos a importância do Google Workspace para o varejo. Confira alguns pontos centrais desse conjunto e veja como ele pode ajudar o seu empreendimento a crescer no mercado!

Criação e gestão de recursos digitais

Vivemos em tempos nos quais os recursos digitais são essenciais para ilustrar seus esforços na hora de atrair e captar novos clientes para o varejo. Com o Google Workspace, é possível realizar todo esse processo de forma prática e segura.

Com as ferramentas certas, você poderá desenvolver todo o material usado para a divulgação de coleções, promoções e ofertas do seu negócio. O Google Drive, por exemplo, permite sincronizar todos seus recursos digitais diretamente na nuvem.

Assim, todos que acessarem seus conteúdos terão a versão mais atualizada dos materiais. Além disso, as funções de compartilhamento e controle de acesso do Drive são essenciais para reforçar a segurança — principalmente ao lidar com trabalhos terceirizados com agências de publicidade externas.

Treinamento de funcionários

Apesar de custoso, a capacitação de funcionários é um processo extremamente valioso para as empresas. Ele é fundamental para desenvolver hard skills importantes e elevar o desempenho dos seus colaboradores, fazendo com que eles evoluam profissionalmente.

Muitas empresas contam com diferentes unidades, o que acaba elevando os custos de capacitação — já que o processo exige gastos com passagem, hospedagem, alimentação etc. Por isso, o Google Workspace ganha um grande destaque nesse cenário.

O conjunto de ferramentas disponibiliza soluções que permitem realizar todo o processo de treinamento de forma remota. O Google Meet admite até 250 pessoas em uma única videochamada, por exemplo.

Assim, basta que os usuários tenham acesso à Internet e um dispositivo com câmera em mãos para acompanharem o treinamento disponibilizado pela empresa. Além de reduzir custos já citados, a acessibilidade também possibilita que times de outras cidades acompanhem o processo como se eles estivessem na unidade que está sediando o curso.

Compartilhamento de informações

O Google Workspace é a solução perfeita para assegurar que todos os envolvidos estão alinhados com os objetivos da empresa. A ferramenta disponibiliza os melhores meios para que os usuários mantenham-se conectados entre si, compartilhando dados e informações pertinentes ao empreendimento e aos resultados esperados.

Nesse contexto, o Currents é uma rede desenvolvida com o foco em negócios. Essa ferramenta oferece um ambiente digital no qual os colaboradores podem manter discussões significativas em relação a um objetivo comum.

A construção de uma comunidade dentro do varejo se mostra importante no momento em que os funcionários trabalham em sintonia. A rede permite o compartilhamento de ideias e informações com tópicos importantes para a empresa

Padronização de processos

O conjunto de ferramentas do Google Workspace é um ótimo investimento quando se trata da padronização de processos. Suas soluções são valiosas para que as empresas otimizem a forma como elas lidam com recursos como tempo e mão de obra.

A importância da padronização de processos fica clara na maneira com que as empresas conseguem desempenhar o seu papel no mercado por meio da tecnologia. O relacionamento remoto com fornecedores ou a integração de dados de formulários na nuvem são meios eficientes de alcançar ótimos resultados e elevar o desempenho na rotina de trabalho.

Outro ponto em que o Google Workspace se destaca é no posicionamento da identidade visual da empresa. Ele permite a personalização de recursos das ferramentas, expondo os catálogos de forma tecnológica no mercado.

Controle de estoque em tempo real

As funções colaborativas das ferramentas do Workspace são essenciais para que as empresas de varejo tenham maior controle sobre o seu estoque. Dessa forma, os times podem interagir em tempo real, atualizando as planilhas e garantindo dados atualizados sobre todas as movimentações nos armazéns do empreendimento.

O compartilhamento também permite enviar as planilhas para que seus fornecedores e parceiros avaliem as informações de forma segura — a ferramenta envia um link com acesso restrito para convidados. O melhor de tudo é que esses documentos não ocupam nenhum espaço em disco rígido.

Com o Drive, é possível armazenar os arquivos diretamente na nuvem. Assim, basta uma conexão com a Internet para conseguir acessar e modificar as planilhas de acordo com a necessidade da empresa.

Pronto! Esperamos que os benefícios do Google Workspace para o varejo tenham ficado claros após a leitura. Quer adotar esse conjunto de ferramentas em seu negócio? Contar com um parceiro de confiança nessa etapa é fundamental para o seu processo de transformação digital.

Por isso, não perca tempo e entre em contato com um de nossos consultores e veja como podemos ajudar na implementação do Google Workspace em seu negócio!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This