Para que serve o Google Cloud Platform e quais as vantagens de utilizá-lo?

6 minutos para ler

Você sabe para que serve o Google Cloud Platform? Os dados vêm se tornando, cada vez mais, um ativo importante para as empresas. Por isso, saber como gerenciá-los é indispensável para o crescimento saudável do seu negócio. Essa solução é o software mais completo do mercado, oferecendo um ótimo armazenamento de dados para as organizações.

Mas o Google Cloud Platform (GCP) vai muito além disso. Ele permite trabalhar diretamente com os servidores do Google, garantindo um grande poder de computação à disposição das empresas. Isso tudo sem a necessidade de investimento em hardware ou uma infraestrutura adequada, possibilitando diversos benefícios para os negócios se destacarem no mercado.

Por isso, continue a sua leitura para conferir para que serve o GCP e quais são as suas principais vantagens!

Para que serve o Google Cloud Platform?

Antes de apresentar os principais benefícios dessa solução, é preciso entender para que ela serve e como ela pode ser aplicada pelas empresas em seus modelos de negócio. O Google Cloud Platform foi desenvolvido com um objetivo em mente: favorecer a execução de uma série de serviços com base na computação em nuvem. Dessa forma, os empreendimentos podem contar com uma alta performance, segurança e confiabilidade em seus processos, otimizando a qualidade dos resultados adquiridos.

Nos aplicativos web, por exemplo, é possível disponibilizar um back-end mais escalável e estruturado. Dessa forma, o Google Cloud Platform veio para acabar com a busca incessável de uma plataforma de armazenamento em nuvem confiável. Além disso, o uso de ferramentas de Big Data e Machine Learning são essenciais durante esse processo, possibilitando redução de custos e maior flexibilidade.

Isso tudo é possível graças à infraestrutura de alta performance disponibilizada pelo Google, combinado com o ótimo custo-benefício dessa solução.

Aplicativos e sites web

Entender para que serve o Google Cloud Platform é indispensável para negócios que prezam pela experiência dos seus usuários, seja nas aplicações de sites web ou nos seus aplicativos. Fornecer informações em tempo real para o seu público, como o tempo de espera para algum serviço ser concluído, por exemplo, é quase uma obrigação no mercado.

Contar com esse tipo de informação é essencial, tanto para garantir a satisfação dos seus usuários, como para providenciar uma experiência mais completa para eles. O Google Cloud Platform possibilita a criação de aplicativos e sites web mais otimizados, resultando no crescimento do seu negócio.

Assim, a empresa pode desenvolver funções com finalidades únicas, capazes de responder aos eventos em nuvem. Com isso, as soluções sem servidor possibilitam acesso aos desenvolvedores para que foquem no aspecto mais importante que é a constante evolução da experiência do usuário.

Networking

O Google Cloud Platform é uma solução pensada na agilidade que a computação em nuvem pode oferecer para os negócios. A rede privada de alta qualidade da empresa tem conexão com diversos locais, tanto regionais quanto ao redor do mundo mais próximas dos seus usuários.

Assim, a solução do Google também utiliza meios eficientes para hospedar e entregar os seus serviços em todo o mundo. Por meio de uma eficiente tecnologia de rede e sistemas distribuídos de alta performance, é possível reduzir a latência dos processos, garantindo que o seu conteúdo seja entregue da melhor forma possível.

Redução de custos

Outra característica indispensável do Google Cloud Platform é justamente a sua capacidade de reduzir custos para as empresas. As soluções em nuvem não necessitam de um servidor físico dentro da organização, possibilitando economizar desde a implementação até a manutenção de TI do sistema.

Além disso, o Google Cloud Platform é totalmente gratuito, contando com opções mais avançadas que são pagas, porém a empresa só precisa investir no que ela realmente está usando. Isso permite direcionar recursos para outras áreas do negócio que têm maior carência, otimizando a gestão da organização no aspecto financeiro.

Quais as vantagens do Google Cloud Platform?

Agora que você entendeu para que serve o Google Cloud Platform e como ele pode ser usado no seu negócio, vamos apresentar as principais vantagens dessa solução!

Back-end de dispositivos móveis

Podemos observar, na grande maioria dos aplicativos móveis, a união do cliente com a computação em nuvem em uma única plataforma. Esse processo é muito importante para as empresas, já que assim é possível criar uma experiência de usuário mais responsiva, possibilitando suporte remoto de recursos computacionais.

Com o Google Cloud Platform, é possível alcançar esse equilíbrio com o uso do back-end de dispositivos móveis. Aqui, todas as tarefas que não exigem algum nível de interatividade são delegadas à solução. Isso garante melhoria na experiência dos usuários, garantindo maior duração de bateria e melhor desempenho para os aparelhos, além de reduzir os gastos com rede.

Armazenamento e análises fáceis

Outra grande vantagem essencial para o seu negócio é o armazenamento de dados e as análises de informações facilitadas pela solução. Por isso, entender para que serve o Google Cloud Platform é essencial para a sua empresa.

Aqui, é possível armazenar mídia binária ou dados estruturados em toda a infraestrutura na nuvem do Google. Com os seus dados no GCP, é possível realizar análises mais ágeis e práticas, disponibilizando uma série de insights valiosos para o seu negócio.

Economia de tempo

Ao direcionar a otimização da rotina das suas atividades de TI, é possível ter ganhos significativos em desempenho e ainda economizar tempo durante esse processo. Isso tudo é possível graças às ferramentas da plataforma, eliminando a necessidade de dedicar esforços e recursos durante o desenvolvimento e otimização de toda a infraestrutura de cloud computing da organização.

Isso garante que as equipes da empresa tenham foco no que realmente importa, possibilitando maior desempenho em atividades críticas, promover a inovação na organização e potencializar toda a competitividade do negócio no mercado.

Pronto! Agora você sabe para que serve o Google Cloud Platform e como o seu negócio pode se beneficiar com ele! É importante ressaltar que esse tipo de ferramenta é indispensável para manter a sua empresa competitiva no mercado e, também, para conquistar resultados mais expressivos. Por isso, procure contar com o auxílio de uma empresa de confiança, com soluções tecnológicas capazes de agregar valor aos processos da sua organização!

Por isso, aproveite para entrar em contato com um de nossos consultores e confira o nosso portifólio de soluções!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This