A transformação digital representa muitos desafios e oportunidades para os profissionais de TI. Assim, conhecer um pouco mais sobre as ferramentas de trabalho é essencial para a eficiência técnica e produtividade do seu negócio. Nesse contexto, os sistemas gerenciadores de banco de dados ganham cada vez mais destaque — por exemplo, o PostgreSQL. Esse software também tem o nome de Postgres.
Os sistemas de gerenciamento de banco de dados objeto-relacionais (SGBDOR) viabilizam a organização e a qualidade das informações do seu negócio. Com isso, ganha-se extensibilidade e conformidade nos registros de gestão. Estamos na era digital, e isso reforça a importância de se manter atualizado com as tendências de Big Data e Big Query.
Ficou interessado pelo assunto? Então, conheça agora o PostgreSQL e veja como melhorar a produtividade da sua empresa.
O que é o PostgreSQL?
Trata-se de um servidor de banco de dados para o armazenamento seguro de informações, desenvolvido no Berkeley Computer Science Department da Universidade da Califórnia. Entenda mais detalhes.
Ferramenta de código aberto
Essa ferramenta tem código aberto, implementa a sintaxe de linguagem SQL e roda nos sistemas Unix, Mac OS X, Solaris e Windows. Para tanto, usam-se as funcionalidades de triggers, visões, procedures, chaves estrangeiras, integridades transacionais, data types e agregações.
Sistema de consultas
O PostgreSQL suporta cargas de trabalho consideráveis e consegue processar grandes volumes de informações. Esse sistema executa consultas SQL para retornar informações e mantém vários módulos para otimizar a performance das aplicações internas.
Recurso de recuperação de dados
Os SGBDOR do mercado implementam os conceitos de atomicidade, integridade, consistência, multiusuário e controle de concorrência. Assim, pode-se recuperar dados de forma rápida e segura pelos sistemas da sua empresa.
Como o PostgreSQL funciona?
O banco de dados PostgreSQL é muito popular no mercado de tecnologia. Isso se deve ao fato da sua fácil integração com ferramentas e sistemas legados nas empresas.
Essa base funciona como um background para armazenar as informações geradas e processadas pelas aplicações e interfaces com usuários. Assim, consegue-se uma arquitetura de sistemas de TI escalável e flexível para as necessidades do seu negócio.
As funções mais relevantes do Postgres são:
- heranças de tabelas;
- integridade de dados referencial via chaves estrangeiras;
- tipos de dados definidos pelo usuário;
- controle de concorrência multiversionado;
- recuperação de informações point-in-time;
- replicação assíncrona de dados;
- subconsultas;
- transações aninhadas via savepoints;
- controle de acesso aos dados;
- tablespaces.
Os sistemas de banco de dados PostgreSQL viabilizam o padrão de arquiteturas Modelo-Visão-Controle (MVC) na infraestrutura de tecnologia das empresas. Com isso, é possível otimizar o processamento e a guarda das informações relevantes para o negócio. Trata-se de uma aplicação do conceito de APIs.
Quais as vantagens do Postgres?
O PostgreSQL se destaca por oferecer flexibilidade no desenvolvimento, otimização de funções e facilidade de expansão em ambientes empresariais. Entenda em detalhes.
Extensibilidade
O sistema PostgreSQL permite a utilização de operadores, estruturas de dados, tipagens e métodos de acesso definidos pelo próprio programador. Tudo isso facilita o desenvolvimento e a manutenção dos softwares hospedados na infraestrutura da sua empresa.
Modularidade
Por meio dos stored procedures, o sistema PostgreSQL consegue criar funções específicas e otimizar a guarda e o processamento de informações. Para tanto, é preciso conhecer as sintaxes de PL/pgSQL, PL/Tcl ou PL/perl. Esses módulos integrados aumentam o desempenho das tecnologias do seu negócio como um todo.
Escalabilidade
Os bancos de dados PostgreSQL são de fácil configuração e replicáveis em outros sistemas da sua empresa. Com isso, é viável aproveitar os códigos-fonte dessas estruturas e otimizar o trabalho dos programadores e administradores de bases de dados.
Quais as funcionalidades?
PostgreSQL conta com recursos essenciais para qualquer aplicação moderna que utilize grandes volumes de dados. Os seus mecanismos são importantes para sites de comércio eletrônico, repositórios de documentos e sistemas de gerenciamento de conteúdo, por exemplo.
Veja a seguir as principais funcionalidades que permitem aos usuários realizar suas atividades de forma rápida e eficiente!
Pesquisa de texto
Os mecanismos de pesquisa de texto fornecem uma solução robusta para profissionais que precisam realizar pesquisas de dados. Você poderá implementar várias funcionalidades poderosas nos seus aplicativos com pouco esforço ao aproveitar as funções integradas do PostgreSQL.
Com os recursos disponíveis, fica mais fácil encontrar documentos que contenham frases, palavras e combinações específicas.
O FTS considera a estrutura do texto e a linguagem para fornecer resultados mais relevantes e precisos aos pesquisadores, enquanto os métodos tradicionais requerem padrões ou correspondência exata.
Esse recurso reduz o conteúdo e identifica palavras separadas removendo termos para facilitar as buscas. As consultas também são feitas com uma combinação lógica de termos de pesquisa.
O processo do PostgreSQL inclui lematização, tokenização e adição de operadores lógicos como or, and e not. O sistema acelera as operações de pesquisa de texto criando índices em colunas, os quais armazenam dados pré-processados para agilizar as buscas.
Há várias funções para a execução de pesquisas completas, filtragem e classificação de resultados conforme a relevância.
Sistema de cache
Um cache eficaz é indispensável para reduzir o tempo de acesso de informações solicitadas com frequência e aprimorar o desempenho do banco de dados. Esse mecanismo envolve o armazenamento de cópias de arquivos em um local onde permaneçam acessíveis.
Os resultados das consultas podem ser acessados na memória, e o PostgreSQL atende a solicitações futuras sem ter que buscá-las no disco.
O PostgreSQL lida com o sistema por meio de buffers compartilhados. A configuração shared_buffers determina quanta memória será dedicada ao armazenamento de bloco de dados em cache.
Se você ajustá-la, estará dando o primeiro passo para obter um cache personalizado. Basta definir os parâmetros desejados no arquivo postgresql.conf ou com o comando alter system.
À medida que uma consulta é realizada pelo usuário, o PostgreSQL busca a página correta no disco e a envia para o cache do shared_buffer, possibilitando o acesso lateral.
Além disso, o sistema segue o algoritmo LRU para a identificação das páginas que precisam ser removidas do cache. Por isso, páginas não acessadas frequentemente podem ser removidas.
Extensões
As extensões do PostgreSQL são excelentes, visto que adicionam funcionalidades extras aos bancos de dados, modificam e aprimoram determinados processos.
Cada extensão pode ajudar o usuário a manter um bom desempenho e contornar determinadas limitações. Observe abaixo algumas opções relevantes:
- pg_stat_statements tem a capacidade de rastrear estatísticas das consultas efetuadas em um banco de dados Postgres e disponibilizar as informações ao solicitante;
- PósGIS conseguem transformar o PostgreSQL em um sistema capaz de lidar com dados adicionais de maneira eficiente, por exemplo, geografia, geometria e muito mais;
- pgcrypto fornece funções criptográficas seguras diretamente ao sistema para a criação de criptografia, hash e descriptografia de dados, que auxiliam no gerenciamento de informações confidenciais como senhas ou detalhes financeiros;
- pg_partmané simplifica a criação e a manutenção de partições das suas tabelas PostgreSQL em partes menores e gerenciáveis;
- postgres_fdw é um módulo que possibilita criar proxies para dados armazenados em outros bancos de dados;
- pgvector adiciona suporte para operações vetoriais no PostgreSQL, ajuda a executar pesquisas por similaridade e outras operações complexas.
Essas são as principais informações sobre os sistemas Postgre. São ferramentas que contribuem bastante para o trabalho colaborativo e segurança das informações da sua empresa. Vale lembrar também que as bases de dados PostgreSQL podem ajudar na adequação do seu negócio à Lei de Proteção de Dados Pessoais.
Muito bem, agora você já sabe como o PostgreSQL pode melhorar a produtividade do seu negócio. Se você gostou do texto, confira também este artigo sobre Google Workspace, que pode ajudar na segurança da informação da sua empresa.