PostgreSQL: o que é e como ele melhora a produtividade na empresa?

4 minutos para ler

A transformação digital representa muitos desafios e oportunidades para os profissionais de TI. Conhecer um pouco mais sobre as ferramentas de trabalho é essencial para a eficiência técnica e produtividade do seu negócio. Diante disso, os sistemas gerenciadores de banco de dados ganham cada vez mais destaque — por exemplo, o PostgreSQL. Esse software também tem o nome de Postgres.

Os sistemas de gerenciamento de banco de dados objeto-relacionais (SGBDOR) viabilizam a organização e a qualidade das informações do seu negócio. Com isso, ganha-se extensibilidade e conformidade nos registros de gestão. Estamos na era digital e isso reforça a importância de se manter atualizado com as tendências de Big Data e Big Query.

Se interessou pelo assunto? Então, conheça agora o PostgreSQL e veja como melhorar a produtividade da sua empresa.

O que é o PostgreSQL?

Trata-se de um servidor de banco de dados para o armazenamento seguro de informações, desenvolvido no Berkeley Computer Science Department da Universidade da Califórnia.

Essa ferramenta tem código aberto, implementa a sintaxe de linguagem SQL e roda nos sistemas Unix, Mac OS X, Solaris e Windows. Para tanto, usa-se as funcionalidades de triggers, visões, procedures, chaves estrangeiras, integridades transacionais, data types e agregações.

O PostgreSQL suporta cargas de trabalho consideráveis e consegue processar grandes volumes de informações. Esse sistema executa consultas SQL para retornar informações e mantém vários módulos para otimizar a performance das aplicações internas.

Os SGBDOR do mercado implementam os conceitos de atomicidade, integridade, consistência, multiusuário e controle de concorrência. Assim, pode-se recuperar dados de forma rápida e segura pelos sistemas da sua empresa.

Como o PostgreSQL funciona?

O banco de dados PostgreSQL é muito popular no mercado de tecnologia. Isso se deve ao fato da sua fácil integração com ferramentas e sistemas legados nas empresas.

Essa base funciona como um background para armazenar as informações geradas e processadas pelas aplicações e interfaces com usuários. Assim, consegue-se uma arquitetura de sistemas de TI escalável e flexível para as necessidades do seu negócio.

As funções mais relevantes do Postgres são:

  • heranças de tabelas;
  • integridade de dados referencial via chaves estrangeiras;
  • tipos de dados definidos pelo usuário;
  • controle de concorrência multiversionado;
  • recuperação de informações point-in-time;
  • replicação assíncrona de dados;
  • subconsultas;
  • transações aninhadas via savepoints;
  • controle de acesso aos dados; e
  • tablespaces.

Os sistemas de banco de dados PostgreSQL viabilizam o padrão de arquiteturas Modelo-Visão-Controle (MVC) na infraestrutura de tecnologia das empresas. Com isso, é possível otimizar o processamento e a guarda das informações relevantes para o negócio. Trata-se de uma aplicação do conceito de APIs.

Confira agora as 3 vantagens do Postgres.

1. Extensibilidade

O sistema PostgreSQL permite a utilização de operadores, estruturas de dados, tipagens e métodos de acesso definidos pelo próprio programador. Tudo isso facilita o desenvolvimento e a manutenção dos softwares hospedados na infraestrutura da sua empresa.

2. Modularidade

Por meio dos stored procedures, o sistema PostgreSQL consegue criar funções específicas e otimizar a guarda e o processamento de informações. Para tanto, é preciso conhecer as sintaxes de PL/pgSQL, PL/Tcl ou PL/perl. Esses módulos integrados aumentam o desempenho das tecnologias do seu negócio como um todo.

3. Escalabilidade

Os bancos de dados PostgreSQL são de fácil configuração e replicáveis em outros sistemas da sua empresa. Com isso, é viável aproveitar os códigos-fonte dessas estruturas e otimizar o trabalho dos programadores e administradores de bases de dados.

Enfim, essas são as principais informações sobre os sistemas Postgres. São ferramentas que contribuem bastante para o trabalho colaborativo e segurança das informações da sua empresa. Vale lembrar também que as bases de dados PostgreSQL podem ajudar na adequação do seu negócio à Lei de Proteção de Dados Pessoais.

Muito bem, agora você já sabe como o PostgreSQL pode melhorar a produtividade do seu negócio. Se você gostou do texto, confira também este artigo sobre G Suite, que pode ajudar na segurança da informação da sua empresa.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This