CRM no varejo: conheça as vantagens de usá-lo

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Pode causar um certo estranhamento usarmos o termo G Suite varejo, mas quando nos referimos a esse conceito, estamos citando o uso de tecnologias desenvolvidas pela Google para melhorar a produtividade de seu negócio.

O G Suite é um pacote de soluções oferecidas pelo Google, que engloba e-mail, agenda, calendário, ferramentas de chamadas de voz e vídeos, armazenamento na nuvem e diversos outros dispositivos para otimizar o trabalho da empresa.

Neste post, vamos mostrar algumas vantagens de usar o G Suite no varejo e como essa ferramenta pode ser aplicado nesse tipo de negócio. Vamos lá?

Quais as vantagens de usar o G Suite no varejo?

O G Suite é uma excelente solução tecnológica para o varejo, pois, além de automatizar as tarefas, permite uma melhor organização, comunicação e colaboração entre todas as equipes, inclusive de vendas.

A seguir, vamos citar alguns benefícios de apostar no conceito G Suite varejo, ou seja, de utilizar essa ferramenta em seu negócio. Confira!

Acesso a um e-mail profissional

Uma empresa que utiliza um e-mail comercial transmite mais credibilidade do que aquela que tem contas em servidores como Yahoo, MSN, Uol e outros. Com o pacote de serviços do G Suite, você pode criar uma conta de e-mail com o domínio de sua empresa. Exemplo: contato@minhaempresa.com.br.

O e-mail é simples de usar e não é preciso treinar os funcionários para isso, pois ele é simplesmente uma versão profissional do Gmail.

Espaço de armazenamento ilimitado

O G Suite é uma plataforma baseada na nuvem, que oferece espaço de armazenamento ilimitado, dependendo do pacote de serviços escolhido. Isso permite que você armazene diversos dados de sua empresa, sem se preocupar com o espaço e ainda possa compartilhar informações com mais facilidade com a sua equipe.

Melhora a comunicação e colaboração entre a equipe de vendas

O pacote do G Suite tem ferramentas de chamada de áudio e vídeo, o que permite uma comunicação mais eficaz entre os membros da equipe de vendas. Além disso, os aplicativos da plataforma têm funcionamento na nuvem, o que permite que você e sua equipe compartilhem documentos e trabalhem com os mesmos arquivos ao mesmo tempo, quando necessário.

Qualquer alteração em um cronograma de vendas será visualizado por toda a equipe em tempo real.

Mas o melhor de tudo é que o G Suite tem regras de acesso. Dessa forma, você escolhe quem pode apenas visualizar, editar ou fazer comentários nos documentos compartilhados.

Segurança para as informações de sua empresa

Ter segurança para o armazenamento de informações é uma preocupação para qualquer tipo de empresa, principalmente para grandes negócios. Mas graças ao Google Drive, que é uma ferramenta do G Suite, os dados ficam salvos na nuvem com o máximo de segurança.

Você não precisa se preocupar em salvar os dados em dispositivos externos como HD ou de perder informações importantes da empresa.

Redução de custos

O G Suite oferece pacote de serviços variados. Então, caso você precise de aplicativos básicos por ter um pequeno negócio, pode escolher um plano econômico. Mas se sua empresa é mais robusta e precisa de diversas soluções, há assinaturas mais completas.

Mas em todos os casos a empresa reduz custos, pois oferece diversas soluções, o que exclui a necessidade de contratar diversos fornecedores.

Como aplicar as ferramentas do G Suite no varejo?

Agora que você já sabe os benefícios da união entre G Suite varejo, está na hora de saber como as ferramentas oferecidas pela plataforma podem ser aplicadas no dia a dia de trabalho de sua empresa.

Padronização dos processos nas lojas

A padronização dos processos para uma empresa é um processo que pode ser complicado quando há um grande número de filiais. As ferramentas do G Suite permitem integrar dados de formulários e planilhas, ter controle de vendas e ainda armazenar todas as informações na nuvem.

Dessa forma, todos os processos das unidades da empresa ficam padronizados e você não corre o risco de perder informações ou ter dados incorretos de alguma loja.

Maior controle e organização dos dados

Com o G Suite, os dados de seu negócio ficam mais organizados. Isso, porque a plataforma disponibiliza planilhas, docs e apresentações — recursos que permitem ao usuário criar seus documentos online e compartilhar com o restante da equipe.

No mais, você tem um controle maior dos dados armazenados e de quem pode ter acesso a eles.

Informação disponível a qualquer momento

Uma das maiores vantagens do G Suite é que ele é uma plataforma que funciona na nuvem. Então você não precisa estar presente no escritório para ter acesso a dados sobre seu negócio. O acesso pode ser feito de casa, de um café, no aeroporto, enfim, em qualquer lugar, desde que você tenha em mãos um dispositivo conectado à internet.

Treinamentos remotos para as equipes

Por meio de ferramentas como o Google Meet e o Hangouts você pode criar reuniões com várias ou todas as equipes ao mesmo tempo.

O Google Meet permite fazer videoconferência para um grupo de até 25 pessoas, o que facilita o treinamento das equipes e ainda permite que funcionários de lojas diferentes troquem experiências.

Além disso, você pode disponibilizar materiais de treinamento na nuvem para que os funcionários acessem a qualquer hora e em qualquer lugar.

Integração com o CRM

Todos sabem da importância de utilizar o CRM para melhorar o relacionamento com o cliente e as vendas da empresa. O que muitos desconhecem é que é possível integrar a ferramenta com o G Suite.

Atualmente, grande parte dos softwares de CRM oferecem integração com o G Suite, o que garante que todas as informações da empresa sejam gerenciadas por meio da nuvem. Dessa forma, é possível administrar todo o negócio de forma mais simples e sem a necessidade de se deslocar com tanta frequência.

Qual a importância do CRM?

A busca para encantar o cliente tornou-se prioridade das empresas, haja vista que a sua fidelização é essencial para o sucesso de um negócio. Quando se trata de vendas é necessário que existam processos alinhados e eficientes para atrair novos clientes e fidelizar aqueles mais antigos.

Para isso, é essencial utilizar estratégias de controle e acompanhamento, investindo, por exemplo, em uma ferramenta que ajude a gerenciar o histórico do cliente e garantir que todas as informações sejam agrupadas, tornando seu processo de venda mais eficaz.

Se você é varejista, já entendeu os benefícios do G Suíte para sua empresa e deseja saber como aumentar a sua lucratividade, a seguir, mostraremos que é possível utilizar o CRM no varejo e que isso traz muitas vantagens!

Qual é o conceito de CRM?

CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta de gerenciamento de relacionamento com o cliente e ideal para qualquer tipo de organização que deseja obter, principalmente, o sucesso em vendas.

A plataforma agrupa os dados de forma que qualquer funcionário da empresa, ao acessá-la, obtenha as informações que foram adicionadas de forma ágil e objetiva. Além disso, é possível criar tarefas e gerar relatórios, o que auxilia até mesmo na tomada de decisão.

O CRM no varejo é útil para acelerar o processo de venda, além de ser possível mensurar as necessidades do cliente, fazendo com que a organização trabalhe antecipadamente para atender às suas expectativas.

Diante do fluxo de informações que, muitas vezes, fica perdido pela falta de controle dos varejistas ou até mesmo por falta de ferramentas que auxiliem na organização, é importante adotar estratégias competitivas que sejam seu diferencial.

Quais são as vantagens do CRM no varejo?

O varejo tem uma particularidade que são os clientes flutuantes, aqueles que entram e saem da loja a todo o momento em busca do melhor preço ou de um atendimento personalizado. Assim, é importante que o varejista, estrategicamente, crie métodos que busquem a confiança e a satisfação do cliente.

Ao cadastrar o cliente, a loja varejista tem elementos importantes, como a data do aniversário, e pode se valer da informação para enviar uma mensagem ou um presente de felicitações, proporcionando o encantamento e um sentimento de importância.

Confira alguns resultados eficientes que a empresa pode alcançar com a implantação do CRM!

Aumento da produtividade do time de vendas

Com todos os clientes cadastrados na ferramenta é possível identificar a necessidade de cada um e criar um atendimento personalizado — o que permite uma gestão eficiente da carteira de clientes. 

Fidelização de clientes

O cliente é a prioridade número um da empresa e, quando uma ferramenta CRM é utilizada como instrumento de gerenciamento de vendas, aumenta a visibilidade do negócio, proporcionando uma experiência única ao cliente, elevando o seu grau de importância e favorecendo a sua fidelização.

Automatização de tarefas

Tempo é dinheiro! A automatização faz com que a área de vendas se dedique inteiramente aos processos que agregam valor, pois a ferramenta auxilia em tarefas que antes tomariam grande parte do tempo da equipe, como planejamento de ligações, levantamento manual de dados e arquivos de documentos.

Centralização de informações

 A ferramenta pode ser uma solução em nuvem, conhecida como cloud, e, sendo assim, todas as informações adicionadas ficam em um único lugar, podendo ser acessadas a qualquer momento, por qualquer membro da equipe e, o mais importante, de qualquer equipamento que disponha de internet.

Integração da área de vendas com outros setores

O processo de venda de uma empresa vai além do ato da compra e, se não apresentar um serviço de pós-vendas eficiente, a recompra poderá ser comprometida. Sendo assim, o CRM faz a integração de todos os setores, permitindo um trabalho em ritmo cadenciado e abrangente.

Percebeu o quanto o CRM no varejo pode ser um potente aliado e que sua implantação é mais simples do que se imagina? Sua loja tem muito a ganhar quando cerca de cuidados os clientes, baseando-se em seu perfil de busca e conquista.

Mas não é somente ele, o trabalho em equipe entre G Suite varejo também pode render bons lucros para seu negócio, desde que você utilize as ferramentas adequadas e de forma correta.

Gostou de saber como é a aplicabilidade do CRM no varejo e os benefícios do uso do G Suite em seu negócio? Quer saber outras formas de fidelização do cliente? Então confira nossas 4 dicas para aumentar a retenção de clientes e alavancar as vendas e tenha ainda mais sucesso!

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